top of page

SOBRE NÓS

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

“A principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que  outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da Educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas se propõe.”

                            - JEAN PIAGET

A Escola

             A Escola Municipal Noel Nutels foi inaugura em 1973 com a missão que carrega até hoje: “Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, para que o ensino possa ter significado, promovendo o aprendizado efetivo, levando a um cidadão pleno de seus direitos e deveres, a partir de uma Educação de qualidade.”

            

             Cercada por profissionais de excelência: professores e corpo direitivo, busca cada vez mais melhorar a qualidade do ensino público.
 

Nossa Equipe
Vanessa Aguiar

  Diretora

Sylvia da Luz

Diretora Adjunto

Wanderléia Soares

Coordenação Pedagógica

Rose 

 Administração Escolar

Cristina

Secretaria Escolar

Tânia
Catarina
Suely

Assessoria Escolar

Corpo Docente

Professores da NoeL

 

* Marisa - Português

* Rodrigo - Português

*Jandiara - Português

Cláudia - S.L.

* Érika - Português

* Paulo César - Matemática

*Jorge - Matemática

* Paulo Roberto - Matemática

*Mariana - Inglês

*Felipe Augusto - Ciências

* Ana Claudia - Ciências

* Magdo - Geografia

* Simone - Geografia

* Carolina - História

*Felipe - História

* Lívia - Educação Artística

* André - Educação Física

* Simone - Educação Física

* Daniela - Educação Física

Agentes Educadores

Inspetores

 

 

 

* Glaucio

 

* Cristina

 

* Valquiria

 

Nosso Patrono
NOEL NUTELS

 

Noel Nutels nasceu na cidade russa de Ananiev (hoje na Ucrânia), em 24 de abril de 1913. Alguns meses antes do nascimento do filho, o pai de Noel viajou para o Brasil para fixar residência. Entretanto, durante a 1ª Guerra Mundial, a família perdeu contato, que foi somente restabelecido em 1920. No ano seguinte, Noel, a mãe e a tia desembarcaram no Recife para depois morar no interior de Alagoas. Lá, Noel Nutels concluiu o ensino básico e em seguida transferiu-se para um colégio católico, em Garanhuns (Pernambuco). Em 1936, graduou-se na Faculdade de Medicina do Recife.

Os interesses do jovem médico voltaram-se para a saúde pública, especializando-se como sanitarista e tisiologista. A tuberculose era na época uma doença extremamente resistente e, assim como hoje, atingia com maior incidência as populações de baixa renda. Em 1938, um ano após obter a naturalidade brasileira, ingressou no serviço público, com a nomeação para o Instituto Experimental Agrícola de Botucatu, São Paulo. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro e, na Companhia de Saneamento da Baixada Fluminense, aperfeiçoou-se no combate à malária.

A partir da admissão como médico da Fundação Brasil Central, em 1943, e na participação da Expedição Roncador-Xingu (1946), ao lado dos Irmãos Villas-Bôas, Noel Nutels tornou-se incansável amigo dos índios brasileiros, dedicando-se à preservação do patrimônio físico e cultural das populações indígenas. Como conseqüência, em toda a produção acadêmico-científica do sanitarista, encontra-se uma constante preocupação com a saúde do índio, especialmente no campo da tisiologia.

Em 1952, Noel Nutels elaborou o “Plano para uma campanha de defesa do índio brasileiro contra a tuberculose” e, em 1961, publicou o “Cadastro tuberculínico na área indígena”. Como reconhecimento acadêmico, participou dos Congressos Brasileiros de Tuberculose e Doenças Respiratórias entre 1951 e 1972 e, em 1963, do Congresso Internacional de Tuberculose, em Roma.

Noel Nutels foi ainda criador e primeiro diretor do SUSA (Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas), diretor do Serviço de Proteção aos Índios e membro do Conselho Diretor da FUNAI. Casado em 1940 com Elisa Trachtenberg, teve dois filhos, Salomão e Berta. Faleceu no Rio de Janeiro, em 10 de fevereiro de 1973.

fonte: https://www.saude.rj.gov.br/lacenrj/o-lacen/biografia-noel-nutels

bottom of page